Sobrevivendo em um reino JxJ

Embora JxJ (PvP) não esteja dentre as minhas preferências, é seguro afirmar que a maior parte do meu […]

Embora JxJ (PvP) não esteja dentre as minhas preferências, é seguro afirmar que a maior parte do meu tempo WoW até aqui foi investida em servidores JxJ. São aqueles sacrifícios que a gente faz pelos amigos, sabe? Exageros à parte, esse é realmente o único motivo que me mantém jogando em um tipo de servidor que não me agrada.

Veja bem, eu até gosto de JxJ, desde que seja instanciado – como arenas e campos de batalha. Agora, ser atacado covardemente por jogadores infantis enquanto estou explorando Azeroth e curtindo o meu jogo, isso pra mim passa muito longe do que eu chamo de diversão. Só que isso está dentro das ‘regras’ de um servidor JxJ e não há nada que se possa fazer.

Sei que não estou sozinho nessa – há vários jogadores por aí que também se sentem desgarrados nestes servidores, mas, por algum motivo, ainda insistem. Por isso, para você acabou criando raízes em um servidor JxJ meio que contra sua vontade, ou está começando sua jornada em um servidor deste tipo, seguem algumas dicas para evitar a frustração e tentar aproveitar melhor o seu jogo.

 

Não coma mosca

Deixar o personagem parado num ponto de vôo ou no meio do nada é como pintar um alvo na testa. É uma oportunidade que poucos deixam passar e, quando você menos espera, já levou tanta porrada que nem dá tempo de reagir direito.

Por isso, se você precisa sair do PC ou dar um alt+tab e ficar alguns instantes fora do jogo, deslogue. Ou encontre uma área movimentada, onde a presença de outros jogadores da sua facção possa intimidar um inimigo, ou que tenha guardas atacarão quem começar uma briga.

 

A união faz a força

Sempre que possível, ande em grupo. Além de evitar que você seja visto como um alvo fácil, é mais produtivo e divertido jogar com outras pessoas.

Chame a cavalaria

Chame a cavalaria

Quando a coisa apertar, peça ajuda a seus colegas de guilda ou no canal geral da zona em que estiver. Pode contar, todo mundo já passou por um aperto antes e sentiu na pele o que você está sofrendo. Por isso mesmo, se alguém com nível e equipamento suficientes para te ajudar estiver por perto, é bem provável que você receba ajuda.

 

Equipe-se

Dica óbvia: procure estar sempre bem equipado. Em um servidor JxJ, isso significa ter equipados pelo menos alguns itens de JxJ, que irão variar de acordo com o nível do seu personagem. No entanto, isso é particularmente válido a partir do nível 60, quando você pode comprar o primeiro set exclusivamente focado em JxJ – que, embora não aumente sua resiliência ou poder JxJ, terá stats que ajudarão na sobrevivência e dano. Importante salientar que nem todas as classes e especializações tem acesso a este set – especialmente monges, que ganham seu primeiro set JxJ somente no nível 90.

Outros sets JxJ estarão disponíveis nos níveis 70, 80, 85 e 90, mas, dentre estes, sugiro investir 100% apenas nos de nível 70 e 90 – o primeiro porque barato e o segundo, porque realmente terá alguma utilidade no end game.

A coisa muda um pouco de figura se formos considerar os itens de herança, que, como sabemos, são os melhores itens do jogo até o nível 80 ou 85, dependendo do item e de seus upgrades. Além do bônus de xp, estes itens tem stats, em geral, superiores a qualquer outro item que você puder usar. Importante salientar que há itens de herança específicos para JxJ, mas são bem poucos e não completam um set.

Correr ou morrer

Sangue de barata

Infelizmente, há jogadores que acham divertido matar personagens muito mais fracos que eles – e fazer isso repetidas vezes. Isso se chama Ganking e, sinto informar, faz parte do jogo. Ou antijogo, pra sermos mais corretos, pois quando um dos jogadores não consegue sequer acertar o outro e morre com apenas um golpe, o desafio e a competição deixam de existir e o jogo dá lugar a uma covarde demonstração de poder.

Quando isso acontecer e você der o azar de a cavalaria não estar disponível, tenha paciência. Levante, pegue uma água, troque uma ideia na guilda, assista TV, perca tempo no Facebook ou dê uma passadinha em um alt. Você está aqui para se divertir, procure não estragar sua diversão se estressando com a atitude infantil de outros jogadores. E, acima de tudo, não alimente os trolls.

 

Entre reinos

Por fim, existe a opção de pedir que um amigo de um reino JxA (Normal ou RP) te convide para um grupo. Isso fará com que você seja transportado para o reino dele, onde os outros jogadores somente poderão te atacar se você ativar a flag de JxJ. O seu amigo não precisa nem fazer as missões com você ou estar no mesmo mapa, basta que ele tenha montado o grupo para que você continue a fazer o que estava fazendo, mas agora em um reino JxA.

 

E, se você realmente não curtir seu reino JxJ, lembre-se que há a possibilidade de transferir o seu personagem para um outro reino. Claro, isso terá um certo custo, mas quem sabe não vale a pena pagar um pouco para se divertir muito mais?

 

Você tem outras dicas? Ótimo, então vamos lá, compartilhe!

 

Você vai gostar de ler...

About Sensever

Mais pra Aliança do que pra Horda, mais pra morto-vivo do que pra humano, sempre brigando contra o 'altoholicismo'