WoWcabulário – palavras que você precisa conhecer

Por ser um jogo originalmente em inglês e ter em sua maioria jogadores que têm o inglês como […]

Por ser um jogo originalmente em inglês e ter em sua maioria jogadores que têm o inglês como língua nativa, muitas vezes nós nos deparamos com abreviações e palavras chatas que não sabemos o significado. E mesmo com o jogo em português, quando se trata de atividades entre reinos a coisa complica um pouco. Então, corremos para o Google, perguntamos para um amigo que acaba nos chamando de noob,  perguntamos na guild… E se mesmo assim você não entendeu? Aí você vem e confere aqui no NoobCraft!

Aqui segue uma pequena lista com palavras, gírias e abreviações que com certeza não se encontram em qualquer dicionário:

Char: é abreviação de character (personagem), algumas pessoas também usam toon.

Alt: é abreviação de alternate (alternado) são todos os seus personagens secundários.

Stat: Statistics (estatísticas) – se você apertar C vai poder vizualizá-las por completo. (mana, vitalidade, agilidade, etc)

HP: Health percentage – é a quantidade de stamina (vitalidade) que seu personagem possui.

Skill: habilidade.

Spell: feitiço.

Spell Power: o poder dos seus feitiços,  é um dos stats principais para as classes de magia. Muitas vezes abreviado como SP.

Attack Power: poder de ataque, stat usado pelas classes de Melee (armas e combate corpo a corpo). Abreviado como AP.

Cast: é o tempo que demora pra você usar uma magia, algumas são instant cast (instantâneas) outras têm um tempo de cast que são segundos. O que ajuda a reduzir o tempo de cast de uma magia é a Haste (velocidade/aceleração). Então, quanto mais Haste você possuir, menos tempo demorará pra usar suas magias.

Buff: a tradução não tem nada a ver com o que realmente é no jogo, o sentido seria algo relacionado a “bônus”. É tudo aquilo que lhe dá algum benefício, como aumento de stats. Cada classe possui seus buffs específicos, alguns somente para benefício próprio e outros para benefício do grupo que você estiver participando.

Debuff:  são as habilidades que seu inimigo usa e que afetam seu personagem de maneira negativa, como por exemplo diminuir o dano que você causa.

Aggro: leia sobre isso aqui.

PvP: Player versus Player – Jogador versus Jogador (JxJ),  modalidade que pode ser realizada com batalhas contra jogadores da mesma facção ou da oposta, desde 1×1 até grupos maiores, usando ou não as opções disponibilizadas pelo jogo. Exemplos: Campo de batalha, Arena e Duelo.

PvE: Player versus Enviroment – o famoso você contra a máquina. São as Quests (missões) e Dungeons (masmorras), ou seja, você contra todo o Universo de Warcraft.

 

 Ihhhh… agora complicou!

Até agora estava tranquilo, não é mesmo? Mas aí um gringo (sem ofensa) chega pra você e grita “go kill EFC ASAP, your huntard!” . Você não precisa aprender inglês, apenas entender que um MMORPG (e o WoW é o maior do mundo) é feito de comunicação entre jogadores, então algumas coisas são essencias para harmonia nesse meio de convivência.

Traduzindo a frase:

Go kill: vá matar. (essa é moleza)

EFC: Enemy Flag Carrier – o inimigo que está com a bandeira de sua facção, usado em Warsong Gulch e Twin Peaks que têm como objetivo capturar a bandeira inimiga. Objetivo que só pode ser concluído se o inimigo que roubou a bandeira estiver morto. Quando é o jogador da sua equipe com a bandeira é usado apenas FC (flag carrier).

ASAP: As Soon As Possible – o mais rápido possível.

Huntard: hunter (caçador) + retard (retardado/idiota), são caçadores que não sabem jogar com sua classe, morrem com facilidade, matam o seu mascote e muitos etc.

E seguem mais algumas:

 LFG: Looking for Group –  procurando por grupo para qualquer atividade ingame.

LFM: Looking for More – procurando por mais, normalmente  por mais jogadores para alguma atividade.

WTB: Want to Buy – quero comprar, muito usado nos chats de trade (troca ou negociação de itens)

WTS: Want to Sell – quero vender.

AH: Auction House – a casa de leilões, lá você pode vender o que quiser e encontrar de tudo para comprar desde lixo até itens raros. Acredite, você pode ficar rico usando esse recurso do jogo.

Tank: jogador que leva o dano principal em uma atividade PvE, sua vitalidade é maior que a dos outros. Classes tank: Paladino, Guerreiro, Druida e Cavaleiro da Morte.

Healer: curador/curandeiro, é quem mantém todos vivos nas atividades. Requer muita atenção, dedicação e paciência (palavras de uma Healer) pois pode saber que se algo der errado a culpa será sempre do Healer!

DPS: Damage per second – dano por segundo,  são os personagens que têm como foco apenas o dano.

HoT: Heal over time – são os poderes de cura do Healer que continuam curando sem ele precisar castar.

DoT: Damage over time, tudo aquilo que fica tirando dano durante um certo tempo, como as maldições de Bruxo.

CD: algumas habilidades e feitiços possuem Cooldown (contagem regressiva) é o tempo que você fica sem poder usá-las.

DC: Disconnect – desconectado, quando dizem que alguém tomou/levou DC é porque a internet desconectou ou algum erro do jogo fez a pessoa se desconectar.

Exemplo de BG: Arathi Basin (Bacia Arathi)

 

BG: Battleground – Campo de Batalha, são os locais destinados a atividades PvP.

DG: Dungeon – são as masmorras.

DF ou DGF: Dungeon Finder – “localizador de masmorras”, recurso usado para encontrar uma masmorra e um grupo para completá-la, recompensando o jogador ao completá-la com itens, ouro ou pontos de justiça.

GTG: Got to go – preciso ir/sair, quando alguém está no meio de alguma atividade e precisa sair sem completá-la.

BRB: Be right back – o famoso já volto.

AFK: Away from keyboard – longe do teclado, ou seja, ausente.

Newbie: novato no sentido de recém chegado.

Noob: novato no sentido de que ainda não sabe jogar corretamente.

FTW: For the win – para ganhar, exemplo:  Priests FTW! Quer dizer que com Priests a vitória é garantida, ou quer afirmar que algo é  essencial para a vitória.

GM: pode se referir a Game Master que são os gerenciadores do jogo contratados pela Blizzard ou Guild Master, líder da guilda.

DK: Death Knight – refere-se a classe Cavaleiro da morte.

Lock: Warlock – refere-se a classe bruxo.

Ganked!

 

Ganked: quando alguém diz got ganked  pode se referir a um playerr ou um grupo de players que o atacaram e o mataram sem muita chance de defesa, ou por terem dano muito superior a vítima ou por estarem em maior número.

CRZ: Cross realm zone – são as zonas compartilhadas por vários servidores, em que você encontra outros players. (Créditos ao Sensever por essa)

W00T ou w00t: What – “o quêêê?” expressão de surpresa usada, por exemplo, quando o grupo ganha uma batalha que parecia estar perdida.

NVM: Nevermind – deixa pra lá, esquece.

GJ ou GG: Good Job, Good Game – bom trabalho, bom jogo.

Gratz: abreviação de Congratulations (parabéns). Usado quando alguém passe de nível ou ganha um Achievement (Conquista).

CC: Crowd control –  são as habilidades que controlam o inimigo. Medo, Grito psíquico, etc.

Zerg: é uma raça do Starcraft, Zerg significa vencer o inimigo pelos números já que a estratégia e o dano não são grandes coisas.

Nerf: a expressão vem das armas de brinquedo da marca de mesmo nome, quando dizem que vão “nerfar” algo no jogo, quer dizer que vão diminuir o dano ou amenizar.

IRL: In real lifena vida real, referindo-se as coisas fora do jogo.

INC: Incoming –  usado, principalmente no PvP, para avisar quando players do time inimigo estão chegando.

Soulbound: assim que você ganha alguns items do jogo eles se tornam Soulbound, significa que somente você poderá usá-los. Isso é comum em itens de Quest e Dungeons.

BoA: Binds on account – são os itens que são vinculados a sua conta  e que podem ser enviados pelo correio para que todos os seus personagens que estão no mesmo servidor possam usar. Também são conhecidos como Heirloom (herança).

BoE: Binds on equip – são os itens que se tornnam Soulbound somente no momento que vocês os equipa.

AoE: Area of effect – área de efeito, são as Skills e Spells que dão dano em área, não somente em um alvo.

W8: abreviação de Wait (espere).

Lag: quando alguém diz que está com Lag significa que o jogo está demorando para enviar os dados devido a falhas na conexão de internet ou algum problema no próprio servidor. Normalmente quando isso acontece o personagem trava no meio do que estava fazendo e você acaba sendo desconectado do jogo.

Realm: reino.

Bot: são programas usados para realizar todas atividades do jogo automaticamente, isso é conhecido também como hack, e é contra as regras do jogo e ilegal. Se alguém for pego usando algo do tipo pode ter a conta bloqueada ou banida. É importante denunciar caso veja alguém usando, pois isso prejudica aos outros que querem jogar corretamente, pelo próprio esforço.

Exemplo de bug em um Servidor Pirata

 

Bug: são os problemas e erros que acontecem no jogo, incapacitando algo de funcionar como deveria.

TBC: The Burning Crusade –  primeira expansão do jogo.

LK: Lich King – usado para referir- a segunda expansão do jogo ou ao Arthas.

Lore: a história do jogo.

Ainda existem muuuuitas outras palavras, expressões, abreviações e gírias que somente tempo de jogo e dedicação podem fazer um jogador entender seu real significado. Esse foi apenas um pequeno grande empurrãozinho nessa jornada.

P.S: nada de sair por aí dizendo “gime moni pls” =P

 

Você vai gostar de ler...

About Pri Kautzmann

Só decidi ser Warlock por causa do vestidinho vermelho. FOR THE ALLIANCE!