O que você precisa saber sobre Conquistas (Achievements)

Alguma vez na vida você realizou um feito notável e não recebeu o devido reconhecimento por isso? É […]

Alguma vez na vida você realizou um feito notável e não recebeu o devido reconhecimento por isso? É chato, não? Mas… Paciência, isso é normal. Quer dizer, exceto se você estiver em um game.

Jogos eletrônicos, principalmente os MMOs, têm feito um bom trabalho ao reconhecer o progresso e as conquistas dos jogadores. Afinal, reconhecer um bom trabalho é um excelente incentivo para continuar trabalhando, quer dizer, jogando.

Em World of Warcraft, os desenvolvedores criaram diversas formas de reconhecer o mérito dos jogadores. Há milhares de combinações de eventos, ações e condições que, quando alcançadas por um jogador ou grupo de jogadores, são automaticamente reconhecidas pelo game. Assim, quando uma combinação destas acontece, o jogo, literalmente, parabeniza e recompensa a todos os envolvidos.

 

Conquistas

Todo feito notável no WoW é comemorado com uma Conquista (em inglês, Achievement). Por exemplo, ao fazer 5 missões em masmorras, seu personagem obtém uma Conquista. Ao obter reputação Exaltada com as 6 raças únicas da sua facção, você também obtém uma Conquista. Atualmente, o World of Warcraft possui mais de 3200 Conquistas!

Os acontecimentos reconhecidos como Conquistas vão desde de ações mais triviais, como cair de uma altura de 65 metros e não morrer, à feitos realmente memoráveis, como concluir todas as missões do jogo ou obter reputação Exaltada com 45 facções.

Sempre que uma Conquista é obtida pelo seu personagem, uma pequena janela com os dados da Conquista aparece na sua tela. Seja qual for o motivo, sempre que essa janelinha aparece surge uma pontinha de orgulho, não é verdade? Já quando um jogador próximo ou um colega de guilda obtém uma conquista, um aviso é mostrado no chat do jogo. Não é mal algum parabenizar os outros por suas Conquistas, ok?

Para ver todas as informações sobre conquistas, obtidas ou não, basta acessar a tela de ‘Conquistas’ (tecla Y ou ícone com um escudo no mini menu). As diversas conquistas do game estão segmentadas em categorias, o que facilita um pouco na hora de procurar as informações. Agora, se você quer realmente interagir com as informações de Conquistas, sugiro o addon Overachiever, que estende bastante as funções desta janela.

Navegando nas descrições das Conquistas, você poderá notar que algumas Conquistas são, na verdade, um conjunto de Conquistas. Estas são as chamadas Meta-conquistas, fonte de algumas das melhores recompensas do WoW.

 

Conquistador exibido

Alguns feitos são mais importantes do que outros e alguns até merecem ser divulgados. Por isso, algumas Conquistas são brindadas com recompensas bem visíveis, como mascotes, montarias e Títulos.

Dentre estas recompensas, montarias e Títulos são as mais relevantes – e perceptíveis também. Há diversas montarias no WoW que só podem ser obtidas como recompensa de Conquistas, sendo grande parte delas relacionadas a raides e a Meta-conquisas. Certas Conquistas relacionadas a PvP e à coleção de montarias também trazem montarias como recompensa – taí o feioso Draco Albino que não me deixa mentir.

Já os Títulos, em sua maioria, expressam reconhecimento pela dedicação do jogador, estando ligados a Meta-conquistas ou Conquistas que, não raramente, envolvem outros jogadores. Por exemplo, quase todos Eventos Mundiais do WoW têm um Título associado à realização de suas principais Conquistas. Diversas Meta-conquistas de raide, além de montarias, também conferem Títulos como recompensas.

Para conhecer a lista completa de Títulos do WoW, vale dar uma passadinha no Wowhead.

 

 

Põe na conta

A partir de Mists of Pandaria, as Conquistas passaram a ser relacionadas à conta Battle.net do jogador. Ou seja, as Conquistas e suas recompensas (mascotes, montarias e Títulos) obtidos por um personagem são compartilhados para todos os outros personagens da sua conta na Battle.net. Por isso, não estranhe ao ver um Embaixador de nível 5 passeando pelas ruas da sua capital.

Por enquanto, há algumas exceções a esta regra, mas são poucas – as montarias Fênix Pandarênicas são um bom por exemplo.

 

Conquistas, pra que te quero?

Em primeiro plano, as Conquistas são marcos que comemoram um fato memorável do seu personagem no WoW. Neste sentido, elas servem, basicamente, para ilustrar o seu envolvimento com o jogo. Para muitos jogadores, as Conquistas marcam vitórias pessoais, são a coroação de horas e horas de esforço em busca de um objetivo.

Ao mesmo tempo, as Conquistas são a comprovação pública de fatos notáveis, como a conclusão de uma raide heróica ou 300 vitórias em campos de batalha ranqueados. Por isso, elas são empregadas como requisitos (o famigerado ‘link achiev’) por jogadores na hora de formar grupos para eventos específicos, já que atestam a sua experiência em determinadas situações.

Além disso, cada Conquista tem um certo valor em pontos, que, no jogo, não servem para nada. No entanto, pode-se dizer que um jogador com um grande número de pontos de Conquistas é um jogador com boas horas de jogo. Mas daí a dizer que jogadores com poucos pontos são menos experientes não chega ser uma verdade.

Para finalizar, uma dica: não seja refém das Conquistas. Todo jogo deve ser encarado como diversão e World of Warcraf é, essencialmente, um jogo. Portanto, não sofra correndo atrás de Conquistas, curta o game, faça o que você mais gosta e elas virão, a seu tempo. Para aquelas mais hardcore, procure outros jogadores que tenham o mesmo objetivo e trabalhem em equipe, um bom grupo torna divertidas até as tarefas mais absurdas.

Conquistas são como um livro de memórias. Cabe a você escolher aquilo que quer recordar.

Você vai gostar de ler...

About Sensever

Mais pra Aliança do que pra Horda, mais pra morto-vivo do que pra humano, sempre brigando contra o 'altoholicismo'