Sites úteis e interessantes que usam os dados de World of Warcraft

Desde os primórdios de World of Warcraft, a Blizzard sabia que os jogadores iriam se fartar se pudessem […]

Desde os primórdios de World of Warcraft, a Blizzard sabia que os jogadores iriam se fartar se pudessem criar seus próprios ‘aplicativos’ para melhorar o seu tempo de jogo – a experiência com Warcraft III já tinha sido um tremendo sucesso. Portanto, partes da plataforma do game foram desenvolvidas visando compartilhar dados do jogo com outros aplicativos. Inicialmente, estes outros aplicativos eram apenas os AddOns.

No entanto, graças à natureza aberta de parte dos  dados e ao interesse da comunidade, muitas outras ideias surgiram e diversos outros serviços e aplicativos foram criados, finalmente indo além da interface do jogo. Talvez o exemplo mais emblemático seja o excelente Wowhead, seguido de perto pelo Ask Mr Robot e Undermine Journal. Todos consomem dados legalmente fornecidos pela Blizzard para gerar informações ricas e extremamente relevantes. Obviamente, eles não estão sozinhos.

A seguir, conheça alguns dos melhores sites e serviços que usam os dados de World of Warcraft de forma útil e divertida.

 

Wowhead
http://www.wowhead.com

É a maior base de dados sobre itens, habilidades, feitiços e NPCs de World of Warcraft. Muito rico e atualizadíssimo. São sempre os primeiros a minerar os dados de cada novo patch que é lançado, tanto que já têm uma versão do site toda direcionada ao Mists of Pandaria.

É o único site com versão localizada para Português. Bom, sinceramente, tendo o Wowhead não precisa de outro.

Siga a @perculia para entender um pouco sobre como é ritmo de trabalho dos caras – bem puxado.

 

Ask Mr Robot – Gear Optimizer
http://www.askmrrobot.com/wow/gear

Este serviço é mais útil para personagens nos últimos níveis. Através dele, é possível saber quais itens são melhores do que aqueles equipados – desde o item melhorzinho até o melhor item do jogo. Tudo isso de acordo com o o estilo de jogo que você definir: PVP ou PVE, masmorras ou raides, build A ou B (que varia com a classe do personagem).

 

The Undermine Journal
https://theunderminejournal.com/

Sem dúvida, é o melhor serviço de análise da casa de leilões. Basta escolher o servidor e preparar o bolso, pois certo que alguma pechincha vai lhe saltar aos olhos.

 

WoWProgress
http://www.wowprogress.com/

Este site, como diz o nome, pretende mostrar o progresso de um personagem ou guilda. Não chega perto da sofisticação visual da Armaria/Armory da Blizzard, mas coloca à vista mais informações e permite estabelecer relacionamentos entre perfis e realizar pesquisas bem interessantes.

 

 WoWHeroes – Compare

http://www.wow-heroes.com/compare/

Este site é semelhante ao WoWProgress, mas melhor acabado. No entanto, a funcionalidade mais interessante é a comparação entre personagens. Ela permite colocar, lado a lado, todo os detalhes de equipamentos, atributos e especializações de dois personagens. Mesmo estando eles em servidores e regiões diferentes. Excelente para comparar builds também.

 

Realm Pop
http://wow.realmpop.com/us.html

Um site fenomenal, que traz dados estatísticos de todos os servidores, com as mais diversas correlações, análises e cruzamentos. Você sabia que, neste instante, há 21.132 personagens humanos no Goldrinn, sendo que 71,8% são do gênero masculino e, destes, 27,2% deles são paladinos? E que há 412 guildas na Horda, sendo que a Popotetes é a mais populosa, com 918 membros?

O Realm Pop atualiza sua base através dos dados do guild roster (lista de integrantes de uma guilda) dos jogadores que postaram algo na Casa de Leilões. Portanto, os dados ficam bem próximos dos 100% de cada servidor.

 

Warcraft Realms
http://www.warcraftrealms.com/census.php

Na mesma linha do Realm Pop, mas com visual mais compacto e ‘ilustrativo’. O problema aqui é que o Warcraft Realms se baseia na contribuição dos próprios jogadores para manter sua base de dados atualizada, por meio do uso de um addon. Por isso, os dados são bem menos reais e atualizados do que os do Realm Pop.

 

Print Warcraft
http://www2.printwarcraft.com/homepage.html

Crie mousepads, camisetas e posters com o seu personagem! Altamente personalizável e divertido. Infelizmente, não traz ainda os servidores brasileiros.

 

FigurePrints
http://www.figureprints.com/wow/

Já pensou em ter uma action figure do seu personagem? Pois é isso mesmo que o FigurePrints oferece, por um preço. Mas você está com sorte, pois a tentação não vai ser muito grande. Afinal, eles também não trazem, ainda, os dados dos servidores brasileiros.

 

E você, tem alguma dica de sites interessantes que usem os dados do WoW? Compartilhe!

 

 [Imagem do post obtida em http://www.michaelogawa.com/michael/projects/wow/]

Você vai gostar de ler...

About Sensever

Mais pra Aliança do que pra Horda, mais pra morto-vivo do que pra humano, sempre brigando contra o 'altoholicismo'