O que você precisa saber sobre macros

Elas podem fazer uma grande diferença no desempenho de jogadores mais competitivos, mas sua utilidade se estende a […]

Elas podem fazer uma grande diferença no desempenho de jogadores mais competitivos, mas sua utilidade se estende a todos os níveis e tipos de jogadores. Entenda as macros e saiba como elas podem facilitar a sua vida no WoW.

O que são macros?

Macros são instruções criadas pelos jogadores que nos permitem:

  • Combinar habilidades e feitiços
  • Associar habilidades e feitiços a certas condições
  • Definir uma sequência de acionamento para habilidades e feitiços

Após criadas, as macros são arrastadas para as action bars (barras de atalhos) da interface do jogo e são acionadas como qualquer outro botão.

As macros existem para dar aos jogadores um meio de melhorar sua experiência de jogo, facilitando a personalização do acesso a suas habilidades. Jogadores altamente competitivos, focados em Arenas e Raides, por exemplo, costumam otimizar seu desempenho através das macros. No entanto, mesmo parecendo um pouco complicadas, as macros estão aí para facilitar a vida de qualquer jogador.

Como criar uma macro?

  1. Tecle ‘enter’ e digite ‘/m’ ou ‘/macro’ (sem as aspas).
    Aparecerá a tela de criação de macros.
    Nesta tela você verá 2 abas – ‘Macros gerais’ e ‘Macros específicas de XXX’, onde XXX é o seu personagem.
    Estas macros específicas, obviamente, serão visíveis apenas pelo seu personagem. As macros gerais estarão à disposição de todos os seus personagens.
  2. Clique no botão ‘Nova’
  3. Digite um nome para a sua macro (ex.: ‘Atacar’)
  4. Escolha um ícone, de preferência um que você associe facilmente com o objetivo da sua macro.
  5. Clique em OK.
    Sua macro foi criada, mas sem instrução alguma ainda.
  6. Na caixa de instruções, digite os comandos para sua macro.
    Por exemplo, digite as seguintes instruções, uma em cada linha:
    /charge
    /targetenemy

    /startattack  
  7. Clique em ‘Salvar’
  8. Arraste o ícone da sua macro para a sua barra de atalhos.

Pronto. Agora, ao clicar no botão da sua macro, ela executará as seguintes instruções:

/charge – Emite o emote de ataque
/targetenemy – Seleciona o inimigo mais próximo
/startattack – Ataca o inimigo com a arma principal

É uma macro besta, mas creio que sirva para dar uma ideia ;)

 

Beabá dos comandos

Bom, não são todos os comandos, mas aqueles que já vi em uso ou em macros indicadas em outros sites.

Note que, com o tempo, devido às atualizações do jogo, alguns comandos foram removidos e outros foram adicionados. Como não testei todos, procurei citar abaixo aqueles que encontrei referência em artigos mais recentes.

  • /target – seleciona um inimigo, amigo ou NPC
  • /targetenemy – seleciona o inimigo mais próximo
  • /targetenemyplayer – seleciona o jogador inimigo mais próximo (PVP)
  • /cleartarget – desseleciona o alvo
  • /focus – coloca o foco em um inimigo, amigo ou NPC
  • /clearfocus – remove o foco
  • /assist – assiste (ajuda em combate) um amigo
  • /cast – executa um feitiço
  • /castsequence – executa uma sequência de feitiços
  • /castrandom – executa um feitiço aleatório dentro de uma lista de feitiços
  • /stopcasting – interrompe o feitiço que você esteja executando
  • /use – usa um item (trinket, comida, poção)
  • /equip – equipa um item (arma, armadura, trinket)
  • /dismount – desmonta
  • /petattack – comanda o pet a atacar
  • /petdefensive – coloca o pet em instância defensiva
  • /petfollow – comanda o pet a seguir
  • /petpassive – coloca o pet em instância passiva
  • /petstay – comanda o pet a ficar
  • /startattack – inicia seu ataque básico
  • /stopattack – interrompe o ataque básico
  • /stopmacro – interrompe a execução da macro
  • #showtooltip – define o texto que será apresentado quando colocar o mouse sobre o ícone da macro
  • [nomounted] – executa o comando se você não estiver montado
  • [harm] – executa o comando se o alvo for inimigo
  • [noharm] – executa o comando se o alvo for amigo
  • [combat] – executa o comando se você estiver em combate
  • [nocombat] – executa o comando se você não estiver em combate
  • [dead] – executa se o alvo estiver morto
  • [@focus, exists] – executa o comando no foco, se existir algum amigo definido como foco
  • [@pet, exists] – executa o comando no pet, se existir algum pet ativo e vivo
  • [nopet] – executa o comando caso não exista pet ativo
  • [@pet, dead] – executa o comando caso o pet esteja morto
  • [@mouseover, harm] – executa ação se o jogador que está sob o ponteiro do mouse é inimigo
  • [@mouseover, help] – executa ação se o jogador que está sob o ponteiro do mouse é amigo
  • [@player] – executa ação em você mesmo
  • [mod:shift] – executa ação se a tecla Shift estiver pressionada
  • [mod:alt] – executa ação se a tecla Alt estiver pressionada
  • [mod:ctrl] – executa ação se a tecla Control estiver pressionada
  • [nomod] – executa ação se não houver tecla de modificação pressionada

 

Calma, isso aí não é macro não :)

Scripts

As macros também podem executar scripts, que são instruções redigidas em linguagem de programação. Como estes são mais complexos e pedem algum conhecimento em lógica de programação para entendê-los, resolvi deixá-los para outra ocasião.

Os scripts são executadas a partir do comando ‘/run’. Por exemplo, este script para montaria aleatória:

/run if not IsMounted() then g,f,s={1,2},{3,4},{1} t=(strfind(GetMapInfo(),”Vashj”) and IsSwimming()) and s or IsFlyableArea() and f or g CallCompanion(“MOUNT”,t[random(#t)]) end
/dismount

Em resumo, o script:

  1. Verifica se você não está montado
  2. Se estiver montado, ele comanda você a desmontar
  3. Se não está montado
    1. Verifica se você está em Vashj e se está nadando, então atribui à variável t o valor da variável s
    2. Verifica se você está em uma área onde o voo é permitido, então atribui à variável t o valor da variável f
    3. Senão, então atribui à variável t o valor da variável g
    4. Então, executa a função CallCompanion() do tipo MOUNT e invoca um número aleatório (random) da variável t

Os números entre chaves ({}) são o número da montaria na sua aba de montarias, da esquerda para direita, de cima para baixo.

Simples, não ;)

PS: a lógica do script é meio furada, mas serve para ilustrar a função isMounted().

 

Equipamentos e slots

As macros também podem acionar habilidades de equipamentos, como trinkets. Para isso, basta usar o comando:

/use X

Onde X é o número do slot com o equipamento que deseja acionar. Por exemplo, para acionar a habilidade do trinket 1:

/use 13

A numeração dos equipamentos é a seguinte:

1 = head/cabeça
2 = neck/pescoço
3 = shoulder/ombros
4 = shirt/camisa
5 = chest/peito
6 = belt/cinto
7 = legs/pernas
8 = feet/pés
9 = wrist/punhos
10 = gloves/luvas
11 = finger 1/dedo 1
12 = finger 2/dedo 2
13 = trinket 1
14 = trinket 2
15 = back/costas
16 = main hand/mão principal
17 = off hand/mão secundária
18 = ranged/longo alcance
19 = tabard/tabardo

 

Alguns exemplos

PS 1: Com o novo patch 5.0.1 chegando, trago aqui poucos exemplos que, segundo seus autores, são funcionais e adequadas ao 4.3.
Após o lançamento do novo patch, atualizo a lista abaixo.

PS 2: Tem uma sugestão de macro? Então compartilhe aqui! 

/cast [harm] Hunter’s Mark 
/petattack
Se o alvo selecionado é inimigo, então casta Hunter’s Mark e manda o pet atacar

/cast [ @mouseover , help , nodead ] [ help ] [ target= player ] Wild growth
Se o alvo que está sob o mouse é amigo e não está morto, casta Wild Growth.
Senão, verifica se o alvo que está selecionado é amigo e, caso verdadeiro, casta Wild Growth.
Senão, casta Wild Growth em você mesmo.

/use [nomod] Ice Barrier; [mod:shift] Mana Shield; [mod:alt] Mage Ward
Casta Ice Barrier ou, se presionado Shift, casa Mana Shield ou, se presionado Alt, casta Mage Ward

/cast [modifier:alt] Lightning Shield; [modifier:shift] Earth Shield; Water Shield
Casta Water shield ou, se pressionado Alt, casta Lightning Shield ou, se pressionado Control, casta Earth Shield

/castsequence [combat]reset=target Corruption, Bane of Agony, Curse of the Elements, Immolate
Se estiver em combate, casta, em sequência: Corruption, Bane of Agony, Curse of the Elements, Immolate.
Reinicia a sequência se trocar de alvo.

 

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Mais pra Aliança do que pra Horda, mais pra morto-vivo do que pra humano, sempre brigando contra o 'altoholicismo'