Como funciona: aggro

Parece besteira, mas muitos players não tem nem noção do que seja o aggro ou como ele funciona. […]

Parece besteira, mas muitos players não tem nem noção do que seja o aggro ou como ele funciona. Já perdi as contas de quantas vezes em dungeons e até mesmo no PvP, se falava em aggro e o player não reagia como deveria. Eu mesma só descobri o que era aggro após alguns meses de jogo.

Não se sabe ao certo a origem da palavra aggro, o que se deduz é que ela seja derivada das palavras “aggravation” ou “aggression” do inglês.

InGame, aggro é o interesse que um mob tem em te atacar e ele depende do nível de ameaça (threat) que você causa.

Por exemplo: Você está sozinho no meio de uma quest e se distrai atacando um mob, quando você menos espera outros mobs estão te atacando. Dependendo da sua classe você até consegue dar um jeito, senão é morte na certa.

Por que isso acontece: Os mobs hostis possuem uma “área de aggro”, da mesma maneira que o dano em área funciona: se você se aproximar demais desta área, será atacado. As chances de ser atacado aumentam se seu char estiver desequipado e seu nível for baixo. E caso um mob já esteja sendo atacado e mais players estiverem por perto, ele vai instantaneamente atacar o player que lher causar o maior nível de ameaça.

 

 

O aggro em party

Controlar o aggro não é responsabilidade apenas do tank.

O tank tem sim mais responsabilidade nessa parte e deve conhecer bem as suas skills, mas os outros membros devem saber que se começarem a soltar muito dano o mob ou boss vai acabar indo na direção deles.

Dica para o DPS: espere cerca de 10 segundos antes de atacar. Isso dá tempo para o tank gerar aggro. Principalmente se o tank necessitar de rage (Warrior, Druid em Bear Form).

Dica para o healer: o seu aggro é gerado pela soma das suas curas, por isso é bom alternar os tipos de feitços usados, optando por algo mais “fraquinho” e depois alguma cura mais poderosa. Feitiços do tipo “healing-over-time” também geram pouco aggro.

 

Gerando aggro

  • Paladin: Righteous Defense, Hand of Reckoning ou Blessing of Protection.
  • Warrior: Taunt, Mocking Blow, Challenging Shout ou Intervene.
  • Druid em Bear form: Growl (igual ao Taunt), Challenging Roar (igual ao Challenging Shout).
  • Death Knight: Dark Command ou Death Grip.

    Warrior - Challenging Shout

Shamans possuem o Stoneclaw totem e o Earth Elemental Totem que causam taunt e podem segurar o aggro durante pouco tempo.

Growl dos pets de Hunter e Torment do Voidwalker de Warlock não causam taunt, elas  apenas geram um pequena quantia de threat.

 

Reduzindo o aggro

Algumas classes possuem habilidades para reduzir o aggro ou desviar a atenção do mob, outras o único jeito é parar com o dano por alguns segundos.

  • Priest: Fade
  • Mage: Ice block ou Invisibility
  • Warlock: Soulshatter (apenas se seu demon tiver a quantidade necessária de aggro)
  • Rogue: Feint e Vanish
  • Druid (em Cat form): Cower
  • Shaman: Wind Shear
  • Hunter: Feign Death
  • Paladin: Divine Shield
  • Death Knight: Subversion Mage - Ice Block

Fade, Feint e Cower não funcionam se você estiver sozinho.

Se nenhuma dessas habilidades funcionar: corra! Tente correr um pouco (sem aggrar mais ninguém acidentalmente) ou levar o mob na direção do tank.

Taunta que eu aggrei!

Dica: [Bracing Earthsiege Diamond] ajuda a reduzir o threat em 2%.

 

 

Fonte: WoWWiki

Você vai gostar de ler...

About Pri Kautzmann

Só decidi ser Warlock por causa do vestidinho vermelho. FOR THE ALLIANCE!