Os papéis de cada classe

Em World of Warcraft, podemos distinguir claramente 3 papéis (roles) que um jogador pode desempenhar com seu personagem. […]

Em World of Warcraft, podemos distinguir claramente 3 papéis (roles) que um jogador pode desempenhar com seu personagem. Das diferentes classes, algumas podem se encaixar em mais de um papel, outras são especializadas e focam em um único papel.

A distinçaõ de papéis no WoW é bastante clara e simples, sendo reforçada por diversas mecânicas do jogo e se aplica, principalmente, para o jogo colaborativo, em grupos e raids. Cada papel determina o foco da ação do jogador e alinha as expectativas do grupo em relação a cada um de seus integrantes – por exemplo, todo mundo espera que o caçador NÃO puxe os mobs antes do tank.

Os papéis estão segmentados da seguinte forma em World of Warcraft:

Papel Descrição Classes habilitadas
Tank É o guardião do grupo. Serve como saco de pancadas, absorvendo dano e atraindo a agressividade (aggro) dos inimigos, evitando que os outros integrantes sejam atacados.O Tank deve ser o centro de atenção dos inimigos e do Healer, o que dá condições aos DPS de fazerem seu trabalho sem se preocupar (muito) com o ataque inimigo.É um papel crucial no grupo, por isso e espera-se que ele seja o líder da ação do grupo, principalmente em dungeons/masmorras. Por esta razão é que há uma falta crônica de Tanks no WoW, já que o papel exige uma certa experiência na condução das lutas (mecânicas e fases) e do grupo (mapas e bosses). Paladino
Guerreiro/Warrior
Druida
Cavaleiro da Morte/DK
Healer Mantém o grupo vivo e inteiro. O Healer é quase como o goleiro do grupo – um papel fundamental, mas que só é notado se algo dá errado.Um bom Healer quase passa despercebido (exceto pelo Tank), pois seu papel é, principalmente no começo do jogo, discreto. Ele deve compreender muito bem suas habilidades para gerenciar a vida e remover os debuffs do grupo (maldição/curse, doença/disease, magia/magic, veneno/poison) sem gastar todo o seu mana.É um papel de liderança também, pois, assim como o Tank, requer alguma experiência ou pesquisa. Sacerdote/Priest
Druida
Paladino
Xamã
DPS DPS significa ‘dano por segundo/damage per second’. Com isso, fica claro o foco deste papel: fazer dano. Bom, em linhas gerais, é isso mesmo o que se espera de um DPS. Afinal, é ele o responsável por descer a lenha e aniquilar aquela multidão que o Tank agrou, antes que o Healer fique sem mana e todos acabem morrendo.Há uma quantidade muito maior de jogadores com DPS no WoW do que Healers e Tanks, e isso é meio óbvio, a medida que todas as classes possuem ao menos uma especialização focada em dano. A função mor do DPS é matar matar matar, mas não só essa. O DPS deve ficar atento à luta e saber usar suas habilidades de  controle de inimigos (CC ou Crowd Control), interrupções (silêncio, stun), pets e dano em área. Principalmente, pets e dano em área, pois na afobação de matar matar matar, é muito fácil de dar um passo maior que a perna e acabar com todo o grupo morto, e, até, num chute pra fora da dungeon/masmorra. Um bom DPS saber como fazer dano e oferecer suporte ao grupo, cuidando com o aggro que gera e ajudando a proteger o Healer, sempre que preciso. Caçador/Hunter*
Ladino/Rogue*
Mago*
Bruxo/Warlock*
Xamã
Druida
Paladino, Sacerdote/Priest,
Guerreiro/Warrior,
Cavaleiro da Morte/DK

Como podemos notar, TODAS as classes podem atuar como DPS, pois todas possuem uma especialização com este foco. No entanto, dentre elas, há somente 4 classes totalmente especializadas em dano – Caçador, Ladino, Mago e Bruxo. As 3 possíveis especializações destas classes trazem diferentes formas de jogo, algumas mais ofensivas, outras mais táticas, mas todas com o mesmo objetivo de matar matar matar.

No final das contas, seja qual for o seu papel em um grupo, lembre-se SEMPRE: o seu papel só existe porque outro jogador está cumprindo o papel dele. Você não está jogando sozinho e suas ações devem ser a favor do grupo, como um todo. Divirta-se sem f* com a diversão dos outros.

De outra forma, /kick vc.

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Mais pra Aliança do que pra Horda, mais pra morto-vivo do que pra humano, sempre brigando contra o 'altoholicismo'