Básico sobre: AddOns

Uma das funcionalidades mais legais que a Blizzard integrou ao World of Warcraft foi a de permitir que […]

Uma das funcionalidades mais legais que a Blizzard integrou ao World of Warcraft foi a de permitir que os jogadores modifiquem a interface do jogo através de códigos criados pela própria comunidade de jogadores e fãs. Estes códigos são os famosos AddOns.

Em geral, os AddOns são seus amigos, mas não vamos exagerar. Sendo códigos de outros jogadores como você, estes AddOns também podem transformar a sua experiência de jogo em um carrossel de bêbado. Por isso, seguem algumas dicas.

Fundamental saber que

  • AddOns são grauitos e não podem conter publicidade -isso é política da Blizzard. Mas claro que você vai encontrar alguns à venda web afora – não caia nessa.
  • AddOns consomem memória, portanto, não exagere. O próprio jogo poderá lhe avisar se eles estiverem consumindo muita RAM.
  • AddOns podem ser habilitados um a um, para diferentes personagens, em diferentes servidores. Portanto, só habilite aquilo que seu char vai realmente usar.
  • AddOns podem mais atrapalhar do que ajudar. Pesquise, teste e pense bem no custo benefício que ele irá trazer para seu gameplay.
  • Os Addon Packs já trazem diversos AddOns em um pacote. Fuja deles no começo, pois são a forma mais fácil de perder o controle sobre a sua interface em poucos segundos

AddOns são necessários?

Não, de forma alguma. AddOns são meros auxiliares, mas a interface do WoW já tem todos os elementos necessários para uma ótima experiência de jogo. Acontece que todo mundo acha que pode melhorar aquilo que é bom – inclusive eu -, e aí entram os AddOns. Os AddOns são códigos que oferecem melhorias, reestilizações, alterações, atalhos e até novas funcionalidades à interface do jogo. Mas você não vai sentir falta alguma de uma melhoria até realmente entender o que está fazendo no jogo, portanto, AddOns não são algo com que se preocupar logo de cara.

Exemplos de AddOns

  • Adibags e Bagnon: modificam a forma de apresentação e classificação dos itens no seu inventário e até integram os inventários e bancos de seus alts.
  • Bartender4: altera as barras de atalhos da interface, permitindo diferentes configurações e criação de atalhos de teclado
  • Grid: adiciona um grid com caixas repreentando os membros do seu grupo, facilitando a interação e visualização dos buffs e debuffs. Ideal para healers.
  • Recount: mostra estatísticas simplificadas da atuação do seu grupo – quem fez mais dano ou cura, com que habilidades.
  • Gatherer: mostra os locais de ervas, depósitos minerais e tesouros nas suas proximidades e gera um histórico destes locais.
  • Auctioneer e Auctionator: ajudam a monitorar a AH (casa de leilões) e encontrar os itens que estão em alta e em baixa. Fundamentais pra quem quer ganhar (ou não quer perder) um goldzinho a mais.
  • Prat: oferece diversas melhorias à janela de chat da interface.
  • Postal: facilita muito a vida de quem usa bastente o correio do WoW.

 

Interface personalizada com vários AddOns

Interface personalizada com vários AddOns. É antiga, mas serve de exemplo.

Onde baixar?

Há sites que se especializaram em avaliar e disponibilizar AddOns para download. Os mais conhecidos, organizados e confiáveis são Curse e WoW Interface

Como instalar?

Geralmente, basta descompactar o arquivo baixado e copiar o conteúdo dentro do diretório ‘World of Warcraft\Interface\AddOns’. Para ter certeza de que seu AddOn vai funcionar certinho, sempre leia as instruções de instalação, que podem estar na página do download ou em um arquivo dentro do arquivo zipado.

O site Curse oferece um software próprio, o Curse Client, que gerencia as instalações e atualizações dos AddOns. A versão gratuita do software funciona direitinho.

Você vai gostar de ler...

About Sensever

Mais pra Aliança do que pra Horda, mais pra morto-vivo do que pra humano, sempre brigando contra o 'altoholicismo'