A progressão do seu personagem, do 1 ao 85

World of Warcraf é um jogo com mil e uma possibilidades e pode ser visto de diversos ângulos, […]

World of Warcraf é um jogo com mil e uma possibilidades e pode ser visto de diversos ângulos, de acordo com a forma de jogo e as preferências do jogador. Ainda assim, há um caminho pré-determinado no que se refere ao avanço do seu personagem no jogo, que vai se abrindo cada vez mais à medida que seu char progride.

O caminho do 1 ao 85 é longo, cheio de desvios e atalhos, inclusive com alguns pedágios bem caros. Mas nem por isso ele deixa de ser divertido. Vamos dar uma geral nas principais etapas da progressão do seu personagem até o fim de jogo.

1 ao 9

Bem-vindos ao World of Warcraft. Do 1 ao 10 você vai aprender os fundamentos do jogo, como movimentação, treinamento, compra e venda, habilidades básicas da classe e raça, como interagir com o mundo, seus habitantes e com outros jogadores. Druidas vão aprender sua primeira forma animal no nível 9 (Forma do Gato).

Logo no começo é aconselhável escolher suas 2 profissões principais, para que elas possam ser desenvolvidas durante o avanço do personagem.

 

10

Finalmente, chega a hora de escolher uma especialização. É no nível 10 que você define o papel inicial do seu personagem – tank, healer ou dps – e determina em grande parte o seu estilo de jogo. Isso não é definitivo, você pode alterar a especialização do seu personagem a qualquer momento, mas há um custo em golds (moeda do jogo) para isso. Cada especialização oferece um conjunto único de magias e habilidades, por isso é importante gastar um tempinho estudando e entendendo o que difere uma especialização da outra.

Aqui também começa a sua vida nos Campos de Batalha (Battlegrounds ou BGs). A partir do nível 10, seu personagem pode ingressar nas instâncias PVP (JxJ). No micro menu da interface do jogo, você notará que um ícone representando um escudo da sua facção agora estará habilitado. Clicando nele, ou digitando H, você pode entrar na fila para o próximo Battleground. Neste nível, os BGs são bastante desorganizados e um tanto desequilibrados, mas ainda assim, podem ser divertidos. O chato é ter que percorrer o mapa à pé. Vale para ter uma noção do que vem mais para frente e começar a farmar uns pontos de honra, ainda que poucos.

 

11 a 14

Nestes níveis você estará se envolvendo na cadeia de missões (quest chain) que dá o tom da história na área inicial da raça escolhida para seu personagem. Dependendo da sua raça, esta história pode ser mais ou menos envolvente. As novas raças (Goblins e Worgens) e a nova área inical dos Forsaken, por exemplo, têm chains bem definidas e imersivas. As chains levam você a explorar as zonas vizinhas à área inicial, de um modo mais linear e simples.

 

15

Dungeon FinderEis que surge o divisor de águas: o Localizador de Masmorras/Dungeon Finder. A partir do nível 15, seu personagem  entre para o maravilhoso mundo das instâncias de 5 pessoas, as masmorras/dungeons. Cada dungeon existe por um motivo na história (lore) do jogo, mas isso nem sempre fica claro e não vem muito ao caso agora. O que mais interessa é que as dungeons são o maior e mais proveitoso atalho no caminho até o nível 85, já que nelas você encontra alguns dos melhores itens do game, além de ser uma excelente fonte de XP e gold.
Ao chegar no nível 15, você vai notar que um outro ícone (um olho verde) será ativado no micro menu do jogo. Clicando nesse ícone, ou usando o atalho Control+I, você verá a telinha do Localizador de Masmorras. Nela, você pode optar por masmorras aleatórias/random dungeons ou por uma dungeon específica. A vantagem das masmorras aleatórias é que elas dão XP, gold e um pacote com um item raro ao final da instância, mas você só pode participar de 7 aleatórias por semana.

O único stress das dungeons são, claro, os jogadores. Como são instâncias feitas em grupo, onde os papéis (tank, healer, dps) deveriam ser óbvios e respeitados, as dungeons exigem um mínimo de coordenação, bom senso e boas maneiras – e estes últimos nem sempre são o ponto forte das parties. Infelizmente, nós, brasileiros, temos a fama (justificada e atestada) de sermos mal educados e egoístas – fuja desta regra, por favor :)

 

15 ao 19

Do 15 ao 20 você vai finalizar a quest chain da sua área inicial e deveria estar fazendo algumas random dungeons e alguns battlegrounds, aprendendo a manejar sua classe e a atuar no papel escolhido para seu personagem. São 5 níveis que passam rapidinho.

 

20

Chega de andar a pé! É hora de comprar sua primeira montaria. Ou ganhar, se você for um paladino ou bruxo. Ou cair de quatro, se você for um worgen. Enfim, é no nível 20 que você aprende o primeiro nível das habilidades de montaria (Aprendiz), o que lhe custará alguns golds. Além de pagar para treinar a habilidade, você precisará, claro, comprar uma montaria.

Eis o primeiro investimento ‘pesado’ que seu personagem terá que fazer no jogo, e que vale cada centavo. Se você não gastou seu suado gold com bobagens, é bem provável que não precise se frustar na hora de investir na montaria. Agora, se você não tem gold suficiente, por favor, não saia pedindo esmola por aí. Vá fazer algumas dungeons e vender itens obtidos com suas profissões. Nada de esmolar, isso pega muito mal e mostra que você não sabe se virar sozinho.

Ainda no nível 20, o treinador da sua classe na capital da sua facção (Orgrimmar ou Ventobravo/Stormwind) oferecerá uma quest para dungeon de Shadowfang Keep. A recompensa é uma arma bem decente, que varia de classe para classe (adaga para ladinos, arco para hunters, etc.).

 

25

Glifos! Agora você pode começar a se preocupar em gastar toneladas de gold nestes míseros papeizinhos. Ok, nem tão míseros assim, pois alguns fazem toda a diferença. Glifos são melhorias ou modificações passivas para algumas de suas habilidades e feitiços. São criados por jogadores escribas/inscriptioners e geralmente custam mais do que você espera pagar por eles. Você pode aprender trocentos glifos, mas só pode ter 9 ao mesmo tempo – 3 de cada tipo: menor/minor, primário/primary e elevado/major. A cada 25 níveis seu personagem destrava uma leva, que habilita um glifo de cada tipo. É possível trocar um glifo ativo por outro, usando alguns reagentes (Pó de Sumiço/Vanishing Powder e Pó de Desaparecimento/Dust of Disappearance) para apagar o glifo ativo.

Os glifos não são fundamentais, mas podem trazer melhorias notáveis para habilidades e feitiços. Nos níveis mais altos, alguns glifos podem ser um bom diferencial para o desempenho do seu personagem.

 

30 a 39

No nível 10 você escolheu uma especialização para seu personagem. Agora, no nível 30 você pode escolhe mais uma especialização! É a magia da Dupla Especialização/Dual Spec. Para aprendê-la, vá ao treinador da sua classe e verá que uma nova opção estará disponível na janela de chat. Por míseros 10 gold, você agora pode ser um paladino tank e healer! Bom, até pode, mas não é bem assim. Eis o perigo do Dual Spec.

Quando você optou por uma especialização, você aprendeu a utilizar magias e truques de uma maneira bastante específica, de acordo com os talentos, habilidades e feitiços aprendidos. Uma nova especialização fará com que você tenha que reaprender algumas dessas manhas. Além disso, se sua especialização tinha papel de tank e a nova especialização tem um papel de healer, é bom pensar 10 vezes antes de sair por aí tentando manter seus amigos vivos. Usando os mesmos equipamentos de tank para curar, você não vai muito longe – ou vai, dependendo de onde você for buscar o seu corpo. Quando a especialização secundária muda drasticamente o seu papel ou traz mecânicas de jogo bastante diferentes da especialização original, tenha em mente que você terá que investir algum tempo reaprendendo a jogar e buscando equipamentos adequados.

 

40 a 49

Algumas classes ganham um upgrade na habilidade de uso de armadura no nível 40. Paladinos e Guerreiros podem começar a usar Placas/Plate, Caçadores e Xamãs passam a também usar Malha/Mail. Essa melhora deve ser comprada com o treinador da classe.

Também no nível 40 você pode comprar o primeiro upgrade na sua habilidade de montaria e, com isso, ganha mais velocidade ainda quando montado (100% em relação à velocidade à pé), independente da montaria que esteja usando. Esse upgrade também abre a compra de outras montarias nos treinadores dessa habilidade.

Paladinos e Bruxos não precisam gastar com o upgrade da habilidade, pois ganham automaticamente através de uma quest de classe. Além do upgrade, estas classes também aprendem a invocar duas novas versões das suas montarias de classe.

 

50 a 59

Nesse nível seu personagem ganha a habilidade de usar mais 3 glifos, um de cada tipo. Algumas classes podem treinar uma nova habilidade passiva, de especialização em armadura. Paladinos e Guerreiros podem treinar Especialização em Placas/Plate Specialization; Caçadores e Xamãs treinam Especialização em Malha/Mail Specialization. A especialização confere a seu char um aumento de 5% no seu atributo principal se ele equipar todos os slots com o tipo de armadura da especialização. O atributo aumentado varia de acordo com a classe e especialização do personagem:

Xamã: Elemental e Restoration = Inteligência; Enhancement = Agilidade
Paladino: Protection = Vigor; Retribution = Força; Holy = Inteligência
Guerreiro: Arms e Fury = Força; Protection = Vigor
Caçador: Agilidade, independente de especialização

Assim como no nível 20, o treinador de sua classe deve lhe oferecer uma quest para ser feita em uma dungeon, desta vez em Blackrock Depths. A recompensa desta quest é um bom item de armadura para cabeça, que varia de classe para classe. Como os objetivos e requisitos desta quest variam de classe para classe, completá-la pode ser um tanto complicado, já que alguns dos itens podem estar fora do rumo padrão que os grupos tomam nessa dungeon.

 

60 a 69

Se você ainda não está em Outlands, que diabos está esperando? Depois de tanto tempo percorrendo Azeroth, agora você vai conhecer lugares muito diferentes, com paisagens de cair o queixo (Nagrand é um dos cenários mais legais do WoW), conhecer novas raças de inimigos e aliados e participar de dungeons e raids mais elaboradas e bonitas. Outlands é um mundo cheio de história/lore e lotado de quests que, infelizmente, você não terá como apreciar direito. Quando menos esperar, já estará partindo para Northrend/Nortúndria. Mas a primeira vez que você passa pelo Dark Portal é uma experiência singular e difícil de esquecer, é o marco da sua chegada à primeira expansão do World of Warcraft.

Espero que você tenha poupado um pouco, pois chegou a hora de investir uns bons golds em Expert Riding (200 a 250 gold, mais 50 para a montaria alada). Finalmente, você irá rasgar os céus de Outlands em velocidades alucinantes! Hum, ok, não é pra tanto mas, enfim, no 60 você tira o pé do chão e agiliza bastante a correria, algo necessário em Outlands.

Druidas não precisam gastar com a montaria alada, pois podem aprender sua Forma de Vôo, que os transforma em um pássaro ou morcego (se for um troll) instantaneamente – seu personagem leva uns 3 segundos para subir  em uma montaria.

Lembre-se que Expert Riding permite voar apenas em Outlands. Para voar em Azeroth você também terá que comprar Flight Master’s Licence/Licença de Mestre de Vôo, mais 200/250 gold – e vale a pena.

 

70 a 79

Zumbis, esqueletos, insetos gigantes e todos os tipos de aberrações putrefatas formam o comitê de boas-vindas ao continente gelado e azulado de Northrend. Tudo sob os cuidados do seu zeloso anfitrião, o ex-paladino e príncipe Arthas, mais conhecido por Lich King. Northrend é um palco para muitas batalhas e histórias e seu personagem passará por apuros e aventuras em cenários muito diversificados e elaborados, maiores do que aqueles vistos em Outlands.

Arthas, o Lich King

Falando em tamanho, prepare-se para gastar um bom punhado de gold (400 a 500) se este for o seu primeiro personagem a chegar a Northrend. Para voar no continente gelado, ele precisará aprender Cold Weather Flying/Vôo em Tempo Frio. Como tanto gold não é fácil de guardar no colchão, é bem provável que você gaste algum tempo percorrendo Northrend no lombo de sua montaria terrestre.

Depois da profusão de cores de Outlands, a sobriedade de Northrend dá o tom sombrio e opressivo que a história demanda. As quests em Dragonblight vão construindo uma estória em torno da luta de ambas as facções contra o Lich King, que culminam com a participação de seu personagem no memorável e épico evento do assalto a Angrathar, o Wrathgate.

A terceira expansão trouxe ao WoW mais profundidade à história e enriquecendo personagens como Tirion Fordring, Sylvanas Windrunner, Jaina Proudmoore e Darion Mograine – este último, o líder dos Cavaleiros da Morte/Deatk Knights, a classe heróica que estréia com Wrath of the Lich King.

Aproveite bem o tempo em Northrend, percorra as dungeons – muito bonitas e não muito difíceis – e se envolva com a história. Se tiver tempo e um pouco de paciência, junte amigos e dê cabo no Lich King. Infelizmente, os 10 níveis de Wrath não serão suficientes para você explorar todo o continente e, quando você menos esperar, já estará no nível 81 e não poderá mais usar o dungeon finder para Northrend.

 

75

Neste nível, os 3 últimos glifos são finalmente habilitados.

 

80

Então você chegou ao nível máximo de Wrath of the Lich King e agora pode fazer as dungeons heróicas e farmar reputação com as facções de Northrend. Bom, se quiser fazer tudo isso, melhor travar a experiência, pois no nível 81 essas metas já não serão facilmente executáveis. Acontece que há bastante o que se fazer no nível 80, que era o final do jogo até a chegada do Cataclysm. Agora a coisa mudou de figura e logo após chegar no 80 você já  é convocado a lutar contra Deathwing e o Twilight Hammer.

Alexstrasza

Pesquise que conquistas e recompensas você pretende alcançar em Northrend e planeje-se, talvez você precise permanecer no nível 80 por algumas boas semanas.

 

81 a 85

Há muita coisa a fazer entre estes parcos níveis. Novas áreas e histórias e muito, muito fogo por todos os lados. Começe por Mount Hyjal e depois vá para Deepholm, Uldum e Twilight Highlands. Ao chegar no 85, tendo terminado Mount Hyjal vai permitir que você vá para o Molten Front e comece as missões diárias de Firelands. Durante essa jornada, faça as dungeons de Cataclysm, que são as mais complicadinhas do jogo e vão preparar você para as suas versões heróicas.

Após o nível 85 você poderá acessar 4 versões heróicas de dungeons clássicas do WoW: Deadmines, Shadowfang Keep, Zul’Gurub e Zul’Aman. Com o patch 4.3 também foram adicionadas 3 novas dungeons: End Time, Well of Eternity e Hour of Twiligth. Estas dungeons  preparam o terreno para a raid Dragon Soul, onde acontece o confronto final contra contra Deathwing.

Deathwing

Tendo bons equipamentos e uma boa guilda – e bastante tempo, paciência e dedicação, você pode investir nas raids. Caso contrário, há várias outras classes, raças e histórias para se conhecer – bora montar um alt!

Você vai gostar de ler...

About Sensever

Mais pra Aliança do que pra Horda, mais pra morto-vivo do que pra humano, sempre brigando contra o 'altoholicismo'